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PORTFÓLIO

Método de Dimensionamento Mecanístico Empírico de Pavimentos Asfálticos - SisPav

Tese de Doutorado - Setembro de 2007

 

O trabalho traz uma nova contribuição para o desenvolvimento de um método mecanístico-empírico de dimensionamento de pavimentos asfálticos, desenvolvido na COPPE/UFRJ. Utiliza-se a análise elástico-linear e a elástico não linear, sendo os danos estimados por modelos de previsão de fadiga, deformação permanente e deformação máxima admissível no topo do subleito, adequados às condições ambientais do país, tanto quanto possível atualmente, e considerados diversos tipos de configuração de eixos. Para permitir a calibração, validação e, posteriormente, seu uso, o método foi consolidado em um programa de computador. O programa, SisPav, incorpora a análise de confiabilidade, a análise de tensões e deformações e interfaces gráficas para visualização dos resultados. Pretende-se com o desenvolvimento do SisPav melhorar os projetos de pavimentação em termos de eficiência estrutural, de modo a utilizar diversos materiais cujo desempenho de campo ainda não se tem experiência suficiente, e considerar, também, as condições ambientais e de tráfego diferentes das implícitas no Método Empírico do DNER, ainda utilizado no país.

 

Baixe a Tese do site da UFRJ  aqui.


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